A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo e em Portugal comemorou-se, pela primeira vez, a 9 de Março de 1913. Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal.
No âmbito das comemorações do Dia da Árvore e do Dia Mundial da Floresta, foram várias as actividades desenvolvidas nossa escola. A plantação das nossas mais recentes sete árvores e a peça de teatro apresentada pelo nosso clube do teatro foram
os grandes momentos do

dia.
- http://www.valorlis.pt/jogo.htm
- http://recreionline.abril.com.br/jogos/diversos/reciclagem.html
- http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html
- http://www.livenet.com.br/portfolio/view.php?id=39
- http://www.sitiodosmiudos.pt/brincareaprender/
- http://www.apena.rcts.pt/aproximar/ambiente/jogos/animais/es_bom_observador.htm
- http://fixe.clix.pt/jogos/jogos.htm
As velhas lâmpadas tradicionais podem ter os dias contados. Tudo graças à concorrência das sofisticadas luzes fluorescentes actuais, que ganharam um novo brilho com a introdução de componentes electrónicos modernos, permitindo uma maior poupança de energia e mais qualidade luminosa.
Chama-se Chupim-cabeça-castanha
(http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=20791&op=all)| Mariquita, a vítima estudada pelos pesquisadores |
| Os ovos castanhos e maiores são do chupim |
Degelo do Árctico pode deixar baixa lisboeta submersa publicado em 2007-02-21 11:15:36 (www.mundopt.com)
Se o aquecimento global provocar um degelo severo da calote polar do Árctico, a baixa de Lisboa poderá ficar submersa em seis metros de água dentro de poucas décadas, alerta a Quercus.
Eclipse total da Lua, fenómeno que ocorreu ontem entre as 23:30 e a 01:20 em Lisboa
(Retirado de http://noticias.sapo.pt/foto/726650/) Se quiseres saber um pouco mais sobre eclipses http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/eclipse.htmlFoto@Lusa/Inácio Rosa
Este projecto tem por objectivos:
- Comunicar e divulgar a Ciência, Tecnologia e Inovação entre professores e alunos das escolas de Portugal de Ensino Básico, Secundário, Profissional e outras instituições. -Promover o Ensino Experimental das Ciências nas Escolas - Criar a maior rede de conteúdos de Ciência, Tecnologia e Inovação nas escolas - Tornar a aprendizagem do ensino das Ciências, Humanidades, Tecnologias
Aviso- Para acederes a todo o conteúdo da página www.cienciapt.net pede o login e a tua palavra passe ao teu professor de Ciências ou na BE/CRE




