A nossa central fotovoltaica já começou a produzir para a rede eléctrica nacional, embora ainda de forma parcial. Segundo os dados divulgados por Francisco Aleixo(director-geral da Amper Central Solar, empresa promotora do projecto, propriedade da Acciona) à rádio Voz da Planície,"o investimento global na central é superior a 237,622 milhões de euros. Os painéis são do origem chinesa e a tarifa eléctrica a fornecer à rede poderá chegar aos 35 cêntimos. Quando o processo estiver concluído deverá produzir cerca de 93 mil MW de energia, por ano, o suficiente para abastecer 30 mil habitações." Retirado de: http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/19085

Pilhas velhas, Livros novos

A nossa participação no Concurso "Pilhas de Livros" foi significativa, conseguimos encher 4 pilhões com um peso aproximado de 38 quilos.A participação do 1º ciclo e do Jardim de Infância foi o MÁXIMO. Mas o trabalho não acaba aqui, vamos continuar.



Tree Parade 08


Programa Lince Ibérico

Decorreu no dia 30 de Abril uma palestra sobre o Lince Ibérico, proferida pela bióloga Filipa Loureiro da Liga para a Protecção da Natureza. Foram abrangidos as turmas do primeiro e terceiro ciclo.


Actividades diversas ECO-ESCOLAS


Pop-ups em cartão re-utilizado


Alterações Climáticas


Borboletas de Lixo


BORBOLETAS DE LIXO

Cá ficam as fotos da exposição Borboletas de Lixo. Agradeço a participação de todos!!

Ideias que mudam o mundo

Alunos do 8º A para que possam continuar a participar nos quizzes.. fica aqui o endereço http://www.iqmm.pt

Olimpíadas do Ambiente


Aquecimento Global


Procura os teus professores de Ciências Naturais e inscreve-te....Estamos à tua espera!!!!!!!! http://www.esb.ucp.pt/olimpiadas/
As XIII Olimpíadas do Ambiente (OA) são um concurso de problemas e questões dirigido aos alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade do ensino diurno e nocturno de escolas públicas, privadas ou do ensino cooperativo no território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
As datas das Olimpíadas do Ambiente 2007/2008 são agora as seguintes:

* 16 Janeiro 2008 - 1ª eliminatória

* 5 Março 2008 - 2ª eliminatória

*2 a 4 Maio 2008 - Final Nacional


Existem vários recursos na internet que vos podem interessar e motivar para a biologia e geologia. Aqui ficam algumas sugestões para consulta. http://www.cientic.com/ http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/descn/

ESCOLA NA NATUREZA 2007/08 (4ª EDIÇÃO)

O projecto “Escola na Natureza” surge de um protocolo estabelecido entre o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), sendo o seu objectivo facultar a todos os alunos do 8º Ano do Ensino Básico formação na área do ambiente e da sustentabilidade.

Esta acção, enquadrada no programa escolar do 8º ano, decorre nas Áreas Protegidas, onde os alunos permanecem dois dias e uma noite, ao longo dos quais realizam um conjunto de actividades elaboradas por técnicos do ICNB e da DGIDC.

O projecto, onde já participaram cerca de 1300 alunos e 150 professores, tem como objectivos:

· Conhecer e valorizar as AP como locais excepcionais em termos de património natural e cultural, de elevado interesse nacional e supra-nacional;

· Adquirir conceitos fundamentais relativos à conservação da natureza e à biodiversidade;

· Adquirir competências básicas de cidadania em contexto ambiental: envolvimento e acção em questões ambientais, nomeadamente nas temáticas associadas ao desenvolvimento sustentável.

Para mais informações consulta:

http://portal.icnb.pt/



Novas Actividades do Eco-Escolas

Projecto Eco-Escolas O Projecto Eco-Escolas já deu início às suas actividades para este ano lectivo 2007/2008. De forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2004, já nos encontramos a elaborar o nosso Plano de Acção. Duas turmas já se encontram envolvidos em actividades: v a turma 7ºB em Área Projecto com professora Elisabete Vogado já se encontra a produzir novos papelões e pilhões para algumas salas; v a turma 9º C em Área Projecto com professor António Carvalhinho encontram a criar as Carteiras Recicladas, para posterior angariação de fundos para a viagem de finalistas.

A nossa Bandeira…Verde Passou mais um ano lectivo, mais um galardão para a nossa Escola, o galardão “Bandeira Verde Eco-Escola 2006-2007”. Depois de 4 longas horas de viagem, finalmente chegámos à cidade de Pombal, uff…, para participar na festa anual “Bandeiras Verdes”. É claro que a festa já tinha começado, para nós começou no calhambeque…queríamos dizer autocarro, que nos levou até Pombal. Depois da recepção, fomos visitar os diversos Ateliers e Stands onde pudemos ver exposições e animações e também jogar. Para surpresa nossa, fomos entrevistados por um repórter da revista Visão, onde nos sentimos todos bem envergonhados para falar e para tirar umas fotografias Finalmente depois das sandes do almoço, tivemos mais um grande momento, subimos ao palco para receber o 1º Prémio do concurso Escola da Energia (Eco-Repórter). O prémio (um forno solar) teria dado muito jeito antes do almoço, com o dia super-quente que esteve, poderíamos ter tido uma refeição quente para nós… Tivemos ainda a honra de assistir a vários espectáculos preparados por algumas escolas concorrentes, e por fim, o motivo que nos levou a Pombal, o Galardão Bandeira Verde. E regressámos em animação contínua porque não é todos os dias que passamos 10 horas num calhambeque… Os repórteres foram desta vez entrevistados Alunos do 9º C (…que tentam ajudar o ambiente)