Actividades diversas ECO-ESCOLAS


Pop-ups em cartão re-utilizado


Alterações Climáticas


Borboletas de Lixo


BORBOLETAS DE LIXO

Cá ficam as fotos da exposição Borboletas de Lixo. Agradeço a participação de todos!!

Ideias que mudam o mundo

Alunos do 8º A para que possam continuar a participar nos quizzes.. fica aqui o endereço http://www.iqmm.pt

Olimpíadas do Ambiente


Aquecimento Global


Procura os teus professores de Ciências Naturais e inscreve-te....Estamos à tua espera!!!!!!!! http://www.esb.ucp.pt/olimpiadas/
As XIII Olimpíadas do Ambiente (OA) são um concurso de problemas e questões dirigido aos alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade do ensino diurno e nocturno de escolas públicas, privadas ou do ensino cooperativo no território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
As datas das Olimpíadas do Ambiente 2007/2008 são agora as seguintes:

* 16 Janeiro 2008 - 1ª eliminatória

* 5 Março 2008 - 2ª eliminatória

*2 a 4 Maio 2008 - Final Nacional


Existem vários recursos na internet que vos podem interessar e motivar para a biologia e geologia. Aqui ficam algumas sugestões para consulta. http://www.cientic.com/ http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/descn/

ESCOLA NA NATUREZA 2007/08 (4ª EDIÇÃO)

O projecto “Escola na Natureza” surge de um protocolo estabelecido entre o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), sendo o seu objectivo facultar a todos os alunos do 8º Ano do Ensino Básico formação na área do ambiente e da sustentabilidade.

Esta acção, enquadrada no programa escolar do 8º ano, decorre nas Áreas Protegidas, onde os alunos permanecem dois dias e uma noite, ao longo dos quais realizam um conjunto de actividades elaboradas por técnicos do ICNB e da DGIDC.

O projecto, onde já participaram cerca de 1300 alunos e 150 professores, tem como objectivos:

· Conhecer e valorizar as AP como locais excepcionais em termos de património natural e cultural, de elevado interesse nacional e supra-nacional;

· Adquirir conceitos fundamentais relativos à conservação da natureza e à biodiversidade;

· Adquirir competências básicas de cidadania em contexto ambiental: envolvimento e acção em questões ambientais, nomeadamente nas temáticas associadas ao desenvolvimento sustentável.

Para mais informações consulta:

http://portal.icnb.pt/



Novas Actividades do Eco-Escolas

Projecto Eco-Escolas O Projecto Eco-Escolas já deu início às suas actividades para este ano lectivo 2007/2008. De forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2004, já nos encontramos a elaborar o nosso Plano de Acção. Duas turmas já se encontram envolvidos em actividades: v a turma 7ºB em Área Projecto com professora Elisabete Vogado já se encontra a produzir novos papelões e pilhões para algumas salas; v a turma 9º C em Área Projecto com professor António Carvalhinho encontram a criar as Carteiras Recicladas, para posterior angariação de fundos para a viagem de finalistas.

A nossa Bandeira…Verde Passou mais um ano lectivo, mais um galardão para a nossa Escola, o galardão “Bandeira Verde Eco-Escola 2006-2007”. Depois de 4 longas horas de viagem, finalmente chegámos à cidade de Pombal, uff…, para participar na festa anual “Bandeiras Verdes”. É claro que a festa já tinha começado, para nós começou no calhambeque…queríamos dizer autocarro, que nos levou até Pombal. Depois da recepção, fomos visitar os diversos Ateliers e Stands onde pudemos ver exposições e animações e também jogar. Para surpresa nossa, fomos entrevistados por um repórter da revista Visão, onde nos sentimos todos bem envergonhados para falar e para tirar umas fotografias Finalmente depois das sandes do almoço, tivemos mais um grande momento, subimos ao palco para receber o 1º Prémio do concurso Escola da Energia (Eco-Repórter). O prémio (um forno solar) teria dado muito jeito antes do almoço, com o dia super-quente que esteve, poderíamos ter tido uma refeição quente para nós… Tivemos ainda a honra de assistir a vários espectáculos preparados por algumas escolas concorrentes, e por fim, o motivo que nos levou a Pombal, o Galardão Bandeira Verde. E regressámos em animação contínua porque não é todos os dias que passamos 10 horas num calhambeque… Os repórteres foram desta vez entrevistados Alunos do 9º C (…que tentam ajudar o ambiente)


Charles Lieber evidencia vantagens desta fonte de energia
Charles Lieber evidencia vantagens desta fonte de energia
Cientistas aperfeiçoaram nanocabos, mais finos do que um cabelo, para captar energia solar, que podem vir a equipar nos próximos tempos toda uma série de aparelhos miniatura, segundo um estudo a ser publicado quinta-feira na revista Nature. Em menos de uma dezena de anos, estes minúsculos captores de luz, praticamente invisíveis a olho nu, podem vir a ser úteis na luta contra o bioterrorismo ou ajudar a medicina a observar melhor o que se passa no interior do corpo humano. 17/10/07 Retirado: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=24057

Mais uma página muito interessante que explica com o auxílio de um pequeno vídeo como actuam os mosquitos. Vejam!!!

Astronomia para todos

Tal como vos tinha prometido cá ficam alguns endereços electrónicos para saberem um pouco mais sobre Astronomia.
Fico à espera das vossas participações com sujestões de actividades para o Eco-Escolas.

Consulta a página a seguir apresentada e vê uma luta de veados. Sabia que... "Terminou a época de acasalamento dos Veados e Gamos. Ao contrário do que seria de esperar, este ano, o período reprodutor destas duas espécies foi coincidente. Durante o mês de Setembro, os machos destas espécies apresentaram comportamentos únicos! Veados e Gamos, mais fáceis de observar nesta fase, lutaram por fêmeas e território." Retirado: http://www.tapadademafra.pt/

Entre 2004 e 2007, o número de portugueses que separa as embalagens usadas para reciclagem aumentou em 50 por cento. Esta é uma das conclusões do estudo “Atitudes e comportamentos em relação à separação de lixo/embalagens usadas”, realizado pela Intercampus para a Sociedade Ponto Verde (SPV). De acordo com a SPV, 63 por cento dos portugueses separam actualmente o lixo doméstico/embalagens usadas, o que representa um aumento de 50 por cento dos lares em relação a 2004. A comparação entre os resultados dos estudos de observação realizados em 2004 e em 2007 permite concluir que a população portuguesa está cada vez mais empenhada em contribuir para um melhor ambiente. Fonte: http://www.cienciapt.net/