Semana Cultural 2008


Conseguimos um magnífico 4º lugar(escalão B) no 2ºGrande Prémio Frei GIl. Depois de muita competição saudável, claro!, conseguimos mostrar que também somos capazes de desenvolver um carrinho solar competitivo.Muitos parabéns a todos que colaboraram neste projecto.

Corrida Solar a 14 de Junho

A nossa escola vai participar com o Bolota Voadora na corrida solar que se vai realizar no complexo solar do Instituto de Promoção Social da Bairrada, a 14 de Junho de 2008. A 2.ª edição do Grande Prémio Frei Gil integra os carrinhos solares das Eco-Escolas (projecto Escola da Energia - actividade de protótipos). No entanto, as escolas que queiram participar, sendo ou não Eco-Escolas, podem participar nas restantes modalidades previstas para a corrida Grande Prémio Frei Gil que inclui barcos solares e carrinhos solares de vários tipos. Regulamento e inscrições em www.fotaolusitano.info Mais informações no sítio do Instituto de Promoção Social da Bairrada

A nossa escola esteve presente no I Encontro Transfronteiriço de Eco-Escolas no âmbito do Projecto Puentes III. Com uma comunicação sobre as boas práticas na EBI de Amareleja, foi elaborado um apanhado de todo o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos na nossa escola. Escolas do Algarve, Baixo Alentejo e Huelva partilharam experiências de forma a que todos possamos trabalhar mais e melhor em temas tão importantes como a Educação ambiental, promoveu-se a comunicação entre os professores que trabalham na perspectiva de educação ambiental nos seus centros educativos e foi ainda possível apresentar aos professores instrumentos que lhes permitam aprofundar o conhecimento das eco-escolas de Huelva, Algarve e Baixo Alentejo.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente- 5 de Junho, o Projecto Eco-Escolas com a colaboração do GAVE, promoveu um conjunto de actividades que envolveram toda a comunidade escolar. Iniciou-se o dia com uma palestra promovida pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) com a finalidade de sensibilizar os nossos alunos para os atentados ambientais que decorrem nas zonas envolventes, a que assistiram as turmas 3º A, 4ºA, 4ºB 5ºA, 5ºD, 8ºA e 8ºB.

Toda a escola foi ainda convidada a assistir a uma demonstração de falcoaria, que teve o apoio da Câmara Municipal de Moura.



Já foram seleccionadas as árvores vencedoras do concurso Tree Parade 08. Este ano não fomos contemplados com nenhum prémio contudo todo o trabalho desenvolvido valeu a pena e " Para o ano há mais!!" Fica no entanto o alerta que durante o período de exposição será realizada uma votação online das 178 árvores no site institucional Tree Parade. A árvore vencedora será leiloada juntamente com as restantes 9 premiadas. (http://www.treeparade08.sapo.pt) Lista dos premiados

Visita ao Museu da Electricidade



Tree Parade 08

A Escola Básica Integrada de Amareleja participou na 2ª edição do concurso "Tree Parade'08”, promovido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Direcção-Geral de Recursos Florestais, no âmbito da sensibilização da população escolar na luta contra os incêndios. O projecto dos alunos do Ensino Básico intitula-se «Viver na Floresta” e dos alunos do Jardim de Infância “O Mel no Alentejo”. "O Mel no Alentejo"
A árvore chegou à escola em plena Primavera. Foi apresentada às crianças do Jardim de Infância e foi-lhes explicado que esta árvore deveria contar uma história sobre a floresta. Falámos das diferentes árvores que conhecemos e seleccionamos o Sobreiro. Este levou-nos a falar sobre a importante matéria –prima que nos fornece: a cortiça. E da cortiça fazem-se tantas coisas, inclusive a colmeia ou cortiço das abelhas. E que seria das abelhas sem toda a vegetação que dá cor aos nossos campos? A esteva, o rosmaninho, a soagem, o alecrim, o loendro, os malmequeres... São nestas plantas que elas colhem o pólen com que fabricam o doce mel. E assim nasce a história que a nossa árvore “conta”! Com a cortiça fizemos carimbos para fazer as flores e também usamos as nossas mãos e os dedos para fazer as papoilas vermelhas, a flor branca da esteva, o rosmaninho e os raios de sol.
"Viver na Floresta" Depois de alguma reflexão sobre o tema proposto a turma decidiu, devido à sua ligação com o meio rural, muito associado à caça e à natureza, representar a Vida na Floresta. A nossa árvore reflecte toda a biodiversidade que caracteriza a paisagem alentejana, desde as espécies cinegéticas, tal como a lebre, o coelho, a perdiz, javali; a vegetação como o sobreiro, as papoila, as estevas e as amarelas, que deram nome à nossa Terra. A água também foi representada como fonte indispensável à vida na Floresta. O lince ibérico foi igualmente apresentado na nossa árvore, com um especial cuidado de estar representado de forma dissimulada, atrás de um pequeno tronco, tal como ele se apresenta à espreita nas terras do Alentejo. Por outro lado pretendemos ainda sensibilizar para a conservação do habitat do lince. Como não podíamos deixar passar, o “Alentejano” também foi representado debaixo do Chaparro aproveitando a sua sombra e o ar ainda puro da floresta, deste Alentejo situado “atrás do sol-posto”. Durante todo o processo de criação foi muito gratificante verificar o entusiasmo dos nossos “pequenos artistas”, tal a sua identificação com o desafio que lhes foi proposto. Foram 178 escolas que integraram este magnífico projecto e todos os trabalhos apresentados serão leiloados com os fundos a reverterem para a limpeza e manutenção das matas portuguesas. As árvores serão leiloadas no site oficial da Tree Parade [www.treeparade08.sapo.pt] Calendário das exposições: •LISBOA oTerreiro do Paço: 18 Maio / 05 Junho •PORTO oParque da Cidade: 07 - 22 Junho •COIMBRA oParque Verde do Mondego: 25 Junho / 10 Julho •ÉVORA oCentro Histórico: 12 - 27 Julho

http://ecoagents.eea.europa.eu/

A nossa central fotovoltaica já começou a produzir para a rede eléctrica nacional, embora ainda de forma parcial. Segundo os dados divulgados por Francisco Aleixo(director-geral da Amper Central Solar, empresa promotora do projecto, propriedade da Acciona) à rádio Voz da Planície,"o investimento global na central é superior a 237,622 milhões de euros. Os painéis são do origem chinesa e a tarifa eléctrica a fornecer à rede poderá chegar aos 35 cêntimos. Quando o processo estiver concluído deverá produzir cerca de 93 mil MW de energia, por ano, o suficiente para abastecer 30 mil habitações." Retirado de: http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/19085

Pilhas velhas, Livros novos

A nossa participação no Concurso "Pilhas de Livros" foi significativa, conseguimos encher 4 pilhões com um peso aproximado de 38 quilos.A participação do 1º ciclo e do Jardim de Infância foi o MÁXIMO. Mas o trabalho não acaba aqui, vamos continuar.



Tree Parade 08


Programa Lince Ibérico

Decorreu no dia 30 de Abril uma palestra sobre o Lince Ibérico, proferida pela bióloga Filipa Loureiro da Liga para a Protecção da Natureza. Foram abrangidos as turmas do primeiro e terceiro ciclo.


Actividades diversas ECO-ESCOLAS


Pop-ups em cartão re-utilizado


Alterações Climáticas