Retirado de: Sexualidades
Dr. Fernando Gomes da Costa
As doenças sexualmente transmissíveis desde sempre afectaram a Humanidade. Frequentemente causadoras de epidemias mais ou menos graves, responsáveis por muitas mortes, as doenças sexualmente transmissíveis foram e são também factor determinante de doenças crónicas de vários sectores do organismo, de infertilidade, impotência e frigidez. Antigamente era a sífilis que atormentava milhões de seres humanos e era símbolo de doença para toda a vida ou de morte inexorável. Hoje em dia, e embora a sífilis continue a causar morte e doenças crónicas em muitas partes do mundo, a SIDA e a Hepatite B tornaram-se as mais ameaçadoras doenças que o sexo pode transmitir. É destas e de algumas outras doenças sexualmente transmissíveis que aqui vamos tratar. Apenas iremos referir aquelas que são mais frequentes e mais graves. Chlamydia Embora pouco conhecida do público em geral, manifestam-se, só nos Estados Unidos, 3 a 4 milhões de casos por ano. É uma doença muito perigosa, uma vez que frequentemente não tem sintomas e, por isso, evolui sem tratamento: em cerca de 75% das mulheres e 25% dos homens, não existe qualquer queixa inicial. Gonorreia Uma das mais frequentes doenças sexualmente transmissíveis, (popularmente conhecida por "esquentamento"), pode causar Doença Inflamatória Pélvica em cerca de 40% das pessoas não tratadas. Pode também causar esterilidade. Hepatite B Existe uma vacina, mas não há cura para a doença quando instalada. Pode causar cancro do fígado. Herpes Dolorosa e episódica. Pode ser tratada, mas não tem cura definitiva e tem tendência a repetir-se. Papilomavírus Humano (PHV) Cerca de 33% das mulheres estão contaminadas com este vírus, que pode causar cancro do colo do útero e do pénis, para além de desconforto e dores intensas a nível genital. Pediculose Púbica Transmitida por um tipo de piolho específico (Phthirus pubis), esta doença é popularmente conhecida como "chatos". SIDA / VIH / HIV / AIDS São todos eles termos para designar aquela que já foi chamada "a doença do século". Actualmente é a 6ª causa de morte entre os jovens na América e Europa. A infecção pelo vírus é, actualmente, fatal a mais ou menos longo prazo. Sífilis Não tratada, pode levar a lesões graves do cérebro e do coração, ou mesmo à morte.
Uma História de Amor

Alunos da EBI de Amareleja manifestam-se hoje, dia 14 de Novembro, contra o regime de faltas do Novo Estatuto do Aluno.
Indignados contra a impossibilidade de faltarem até quando estão doentes, apelam à senhora Ministra de Educação a revisão do mesmo.
NOTÍCIAS ASSOCIADAS *http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/24253 *http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1349968


As OA constituem uma sólida e dinâmica opção, para motivar a efectiva integração dos conceitos e práticas ambientais no ensino formal, nas escolas portuguesas. Esta iniciativa tem uma larga abrangência na comunidade escolar, sendo destinada a alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e a professores de todas as escolas nacionais. Promovendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o projecto pretende que jovens e professores aprofundem o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial, desenvolvam competências para investigar e resolver problemas ambientais e adoptem comportamentos que protejam o Ambiente. Mais do que um concurso, as OA pretendem dotar os participantes de conhecimentos que sejam aplicáveis nas práticas do dia-a-dia. Durante as fases do projecto são apreendidos conceitos e adquiridas ferramentas que contribuem para a construção da sustentabilidade local. Os jovens que passam pela experiência são capazes de efectuar escolhas mais conscientes e estender as boas práticas adquiridas a toda a comunidade envolvente. O projecto, organizado pelo Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, Quercus e Zoomarine, é reconhecido pela Presidência da República, que atribui o seu Alto Patrocínio. As diversas edições anteriores envolveram já mais de 325.500 alunos e milhares de professores, entre outros agentes educativos e parceiros. Assumindo um formato inovador, a 14ª edição da iniciativa pretende despertar cada vez mais o interesse da comunidade escolar, para as questões ambientais. Foram, para isso, desenvolvidas novas modalidades de participação para os alunos, contando ainda com a possibilidade de participação individual dos professores e escolas: * Ambiente à Prova - À semelhança de anos anteriores, os alunos são desafiados a testar os seus conhecimentos sobre o Ambiente. * Ambiente e Cidadania - Os Professores são desafiados a apresentar as acções (com reflexo no Ambiente) que idealizaram e promoveram na comunidade escolar. * Ambiente e Arte - As Escolas são desafiadas a criar, graficamente, o cartaz das XV Olimpíadas do Ambiente (2009-2010).

Não enchas o saco... Desenha-o!

Concurso de Design Springfield LifeEasy Para as mentes mais criativas e tresloucadas que andam por aí, a Sprinfield lançou um desafio à altura. O Concurso LifeEasy propõe-te que sejas o criador da nova imagem dos sacos de loja para a temporada Primavera/Verão 2009. Pega já nos teus marcadores e faz-te ao papel! Consegues imaginar uma das tuas criações a passear pelas ruas de todo o mundo? Não interessa a técnica que utilizas, só importa a criatividade. A Springfield quer ter as tuas ideias expostas num saco e, para participar, só tens de ser maior de idade. O regulamento do Concurso LifeEasy está disponível em www.spf.com/experiences. Faz o upload da tua proposta criativa e habilita-te a ser o grande vencedor. Envia a tua proposta até ao dia 10 de Dezembro! A nova imagem deve respirar o espírito Springfield: jovem, urbano, autêntico, criativo, casual, curioso… O melhor layout será impresso nos sacos da Springfield e estará presente em todos os países onde a marca tem lojas (623 lojas em 38 países). O vencedor do Concurso LifeEasy recebe ainda um prémio monetário no valor de 1.000 euros e pode ver a sua assinatura nos novos sacos Springfield.

Há esperança para os mamutes. Uma equipa de investigação japonesa conseguiu clonar ratinhos a partir de animais congelados há 16 anos, a 20 graus negativos. A descoberta foi publicada na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS). Depois da clonagem da ovelha Dolly, em 1996, vários animais, como vacas, cães e ratinhos têm sido clonados. A técnica passa pela utilização de um núcleo de uma célula viva (que contém o ADN do animal), que é introduzido num óvulo sem núcleo. Através de um estímulo eléctrico ou químico, a célula começa a dividir-se e desenvolve-se um animal com as mesmas características genéticas que tinha o dador do núcleo. Há uma série de barreiras que dificultam a clonagem a partir de células congeladas — a grande esperança para reavivarmos animais pré-históricos de espécies extintas, mas que foram preservados nos gelos de glaciares, como os mamutes. Os cristais de gelo perfuram as membranas das células, e estragam o ADN, impedindo a clonagem. Em 2001, uma equipa australiana já tinha conseguido clonar um porco a partir de células congeladas há dois anos. Mas agora, a equipa japonesa do Centro para o Desenvolvimento da Biologia de Kobe deu um passo em frente. Usou o núcleo das células do cérebro de um ratinho congelado há 16 anos, e conseguiu produzir doze clones saudáveis. A equipa, liderada por Teruhiko Wakayama, investigou o estado dos núcleos de células de vários tecidos e concluiu que as células do cérebro estavam em melhor estado. Depois, fizeram a partir dos seus núcleos culturas de células estaminais, que têm capacidade para se diferenciarem em vários tecidos. Finalmente, utilizaram os núcleos destas células estaminais para criarem os clones. Embora não saibam quais as células específicas do cérebro que deram origem aos clones, os cientistas pensam que tinham características que permitiam que o seu ADN resistisse melhor à congelação. Ainda não é possível clonar mamutes, mas estas descobertas são promissoras também para tentar salvar espécies em vias de extinção através da conservação de tecidos. (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1348808)



Animal save the Planet

http://www.animalssavetheplanet.com/media/swf/design_video.swf?vidNumber=1

Vejam este vídeo!!! Dois golfinhos tentando salvar um outro de ir ao fundo. É o primeiro vídeo que mostra os golfinhos a tentar salvar um membro da mesma espécie. http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080930132149&z=1

Torres Vedras ao Rubro!!

Mais uma viagem a caminho da Bandeira Verde.. 5º ano consecutivo. Este ano acrescentamos a essa viagem, a competição de carrinhos solares.. Tudo correu bem, muito trabalho por parte de alguns alunos e do professor Pedro, mas como nem tudo é fácil,não conseguimos que o nosso carro, tal como outros presentes na competição,corresse na pista... Foi um problema técnico que inviabilizou a nossa participação! A roda dentada que permitia fazer a desmultiplicação adequada à roda utilizada ( e já agora construída às 2h 30 m na casa do Daniel com a imprescindível colaboração do seu pai!!), não estava na caixa de ferramentas levada para as boxes!! Viemos a descobri-la hoje na caixa que deixámos no autocarro!! Foi uma enorme frustração!! Não vale a pena nos deleitarmos sobre lamurias, e temos é que olhar em frente, agradecendo a todos aqueles que estiveram envolvidos de corpo e alma neste projecto!! "A perseverança é, sem dúvida, uma das maiores virtudes do Homem, desde que seja esculpida pelo sentido da Vida". Obrigada a todos os alunos e professores que colaboraram connosco e à auxiliar Elisabete Banha que nos acompanhou e que nos deu duas belíssimas sandes mistas que nos forraram o estômago!!! Para mais tarde recordar:

Porque as férias acabaram e chegou a hora de recomeçar mais um ano lectivo, cá estivemos todos a participar da recepção aos nossos alunos e na entrega dos diplomas aos nossos alunos que integraram o Quadro de Mérito do ano lectivo transacto. Esperamos que este ano corra pelo melhor a todos, alunos, professores e auxiliares de educação. Cá ficam os pequenos momentos do 1º dia...

Vamos dar início a novo ano lectivo, espero que todos estejam cheios de vontade para começar um novo Projecto! O Eco-Escolas espera pela colaboração de todos! Vejam as escolas que foram galardoadas este ano lectivo! RESULTADOS DO POSTER ECO-CÓDIGO 08 RESULTADOS DO CONCURSO BD DA ENERGIA

Semana Cultural 2008


Conseguimos um magnífico 4º lugar(escalão B) no 2ºGrande Prémio Frei GIl. Depois de muita competição saudável, claro!, conseguimos mostrar que também somos capazes de desenvolver um carrinho solar competitivo.Muitos parabéns a todos que colaboraram neste projecto.

Corrida Solar a 14 de Junho

A nossa escola vai participar com o Bolota Voadora na corrida solar que se vai realizar no complexo solar do Instituto de Promoção Social da Bairrada, a 14 de Junho de 2008. A 2.ª edição do Grande Prémio Frei Gil integra os carrinhos solares das Eco-Escolas (projecto Escola da Energia - actividade de protótipos). No entanto, as escolas que queiram participar, sendo ou não Eco-Escolas, podem participar nas restantes modalidades previstas para a corrida Grande Prémio Frei Gil que inclui barcos solares e carrinhos solares de vários tipos. Regulamento e inscrições em www.fotaolusitano.info Mais informações no sítio do Instituto de Promoção Social da Bairrada

A nossa escola esteve presente no I Encontro Transfronteiriço de Eco-Escolas no âmbito do Projecto Puentes III. Com uma comunicação sobre as boas práticas na EBI de Amareleja, foi elaborado um apanhado de todo o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos na nossa escola. Escolas do Algarve, Baixo Alentejo e Huelva partilharam experiências de forma a que todos possamos trabalhar mais e melhor em temas tão importantes como a Educação ambiental, promoveu-se a comunicação entre os professores que trabalham na perspectiva de educação ambiental nos seus centros educativos e foi ainda possível apresentar aos professores instrumentos que lhes permitam aprofundar o conhecimento das eco-escolas de Huelva, Algarve e Baixo Alentejo.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente- 5 de Junho, o Projecto Eco-Escolas com a colaboração do GAVE, promoveu um conjunto de actividades que envolveram toda a comunidade escolar. Iniciou-se o dia com uma palestra promovida pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) com a finalidade de sensibilizar os nossos alunos para os atentados ambientais que decorrem nas zonas envolventes, a que assistiram as turmas 3º A, 4ºA, 4ºB 5ºA, 5ºD, 8ºA e 8ºB.

Toda a escola foi ainda convidada a assistir a uma demonstração de falcoaria, que teve o apoio da Câmara Municipal de Moura.



Já foram seleccionadas as árvores vencedoras do concurso Tree Parade 08. Este ano não fomos contemplados com nenhum prémio contudo todo o trabalho desenvolvido valeu a pena e " Para o ano há mais!!" Fica no entanto o alerta que durante o período de exposição será realizada uma votação online das 178 árvores no site institucional Tree Parade. A árvore vencedora será leiloada juntamente com as restantes 9 premiadas. (http://www.treeparade08.sapo.pt) Lista dos premiados