Corrida Frei Gil 10 de Junho

O GP Frei Gil de 2009 mereceu a atenção da Agência Lusa; fica aqui a transcrição da notícia publicada:

Oliveira do Bairro: Energias renováveis “aceleram” Grande Prémio Frei Gil Eles vão chegar de todo o país e alguns do estrangeiro para participar na prova de barcos e carros fotovoltaicos, iniciativa do Instituto de Promoção Social da Bairrada, em Bustos

O Instituto de Promoção Social da Bairrada, em Bustos, Oliveira do Bairro, através do seu “clube das energias renováveis”, está a preparar o Grande Prémio (GP) Frei Gil, uma competição de barcos e carros fotovoltaicos que decorrerá em Junho próximo. Várias equipas de norte a sul do país já estão inscritas, e os promotores esperam este ano a internacionalização do evento, com a entrada de ingleses e espanhóis na prova. A pista, construída nas suas instalações, acolhe já ensaios dos protótipos que estão a ser construídos pelos alunos de diferentes níveis de ensino, no âmbito das actividades extra-curriculares. É uma forma de os entusiasmar para as matérias que vão sendo leccionadas nas aulas, de cultivar o espírito de equipa, e de os sensibilizar para as questões ambientais. “Estes contextos mais informais de ensino são essenciais para os alunos perceberem que o que estão a aprender na escola tem aplicação prática e não morre nos livros e nas carteiras”, comentou à Lusa André Moreira, um dos professores envolvidos no projecto. Praticamente toda a escola está mobilizada para a realização do Grande Prémio, que este ano vai ter interesse acrescido devido à participação de equipas estrangeiras. A ideia nasceu do concurso nacional “Padre Himalaya”, que durante três anos acabou por gerar um movimento nacional de escolas que foram aderindo à energia solar, tanto na construção de fornos como de colectores solares e também de carros e barcos fotovoltaicos. Com o fim do concurso, o Instituto de Promoção Social da Bairrada resolveu não deixar morrer esse entusiasmo e criou o Grande Prémio Frei Gil, que já vai na terceira edição, e construiu uma pista para carros e outra para barcos, seguindo o modelo das pistas da Austrália, “que está na linha da frente na energia fotovoltaica aplicada ao ensino”. “O objectivo mais lato é a promoção da energia solar e mostrar aos miúdos e à comunidade escolar envolvida que funciona, não é um mito, e que a energia solar pode pôr as coisas a mexer. Para além disso há a parte da competição: o importante é participar, mas toda a gente quer ganhar e trabalhamos para ter o carro ou o barco mais eficaz, capaz de ganhar o escalão em que está incluído”, explica André Moreira. A prova é dividida em três escalões: até ao 2.º ciclo, 3.º ciclo, e secundário e escolas profissionais, aumentando a exigência consoante a idade e o nível escolar em que estão inseridos. “No escalão A(1.º e 2.º ciclos), fazemos uma exigência mais simples que é a de os protótipos serem construídos com base na reciclagem de embalagens, como garrafas para os barcos, porque flutuam com facilidade, ou caixas de detergente nos carros, e é dada pontuação ao número de elementos reciclados que os protótipos incorporam. No escalão B há uma área maior de painéis que vai gerar mais energia e os motores têm de estar adaptados, e há outros elementos que entram em jogo como a segurança do “condutor”, que no caso são ovos e que terão de chegar intactos, caso contrário haverá penalizações – por isso, não podem atingir velocidades excessivas; no escalão C, já podem ser usados circuitos electrónicos, com a ligação em paralelo ou em série, conforme a luz solar disponível, ou seja, o grau de exigência vai aumentando”, descreve. O GP Frei Gil vai decorrer a 10 de Junho, estando já confirmadas 18 equipas, mas a organização conta atingir 50 unidades. “Além de equipas de norte a sul do país, este ano devemos contar com equipas inglesas e estamos a ter contactos com equipas da Galiza, Espanha”, disse à Lusa André Moreira.

António Jorge Pires/Lusa

Retirado de : http://ipsb.info/noticia/2009/04/15/540/




Aproveita as tuas férias participando neste concurso!!

As regras são simples! Cria uma imagem forte, apelativa e bonita, para a mascote da Campanha da Ave do Ano 2009, o Picanço-barreteiro.

Queremos a T-shirt que todos querem ter! Por isso precisamos da tua criatividade. Não há limite máximo de idade nem é preciso ser um Picasso, apenas participar! O concurso está aberto a todos os sócios e não sócios da SPEA.

Os trabalhos seleccionados para ir a votos serão colocados em www.spea.pt e a ilustração vencedora será usada na t-shirt promocional da campanha Ave do Ano 2009.

Participe até 19 de Abril e envie os trabalhos para avedoano2009@spea.pt.


Porquê Coelhinhos e Ovos de Páscoa??
A palavra anglo-saxónica que significa Páscoa (Easter) tem origem pagã: deriva de Eastre, o nome da deusa Teutónica símbolo da primavera e da fertilidade, tradicionalmente celebrada durante o mês de Abril. Deste culto da natureza pelos antigos ficaram-nos tradições como a dos ovos de Páscoa e do Coelhinho da Páscoa. De facto, os coelhos simbolizam fertilidade e os ovos coloridos vida renovada, um velho ciclo que termina para dar lugar a outro que começa na Primavera. Nos países de influência anglo-saxónica são muito comuns os jogos com ovos coloridos, e a imagem dos coelhinhos é uma constante durante todo o período de celebração da Páscoa. - Coelhinho da Páscoa: esta tradição nasceu na Alemanha, há muitos séculos, pelo que se dizia às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos. - Ovos da Páscoa: os ovos de Páscoa são um costume típico de muitos países. Quer sejam ovos de galinha pintados, tradicionais sobretudo na Polónia e na Ucrânia, quer ovos de chocolate envoltos em papel decorativo brilhante, recheados de amêndoas e enfeitados com bonitas fitas, segundo os costumes mais ocidentais, o que é certo é que os ovos fazem parte do nosso imaginário pascal. retirado de http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3721

Laboratório Aberto 27 de Março

O tempo passa rápido e o fim do Segundo Período chegou!! O sentimento de férias é bom mas vale sempre a pena recordar os bons momentos do último dia de aulas ...

Concurso " A minha Escola é BIO"

Alinhar à esquerda


Geração Depositrão

O nosso Depositrão está quase a chegar....
Sabes o que é um Depositrão?
O Depositrão é um instrumento logístico (contentor), destinado ao depósito de pequenos electrodomésticos em fim de vida (secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras eléctricas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, por
táteis, impressoras, entre outros).

Caros alunos cá ficam os resultados da I parte das vossas provas, não se esqueçam que a II parte será analisada pela equipa cordenadora das Olimpíadas. Dia 10 de Abril será publicada a lista de alunos apurados para final. Inês Anacleto- 16 Pontos Gonçalo Póvoa- 16 pontos Joana Santos- 16 pontos Consultem aqui as soluções da prova

Realizaram-se no dia de 3 de Março de 2009 as II eliminatórias das Olimpíadas do Ambiente. Vamos esperar pelos resultados!

Carnaval na EBI de Amareleja

A tradição carnavalesca mais uma vez cumpriu-se na EBI de Amareleja! Com o trabalho árduo dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica e dos nossos alunos, é claro!,realizou-se mais uma vez, o desfile carnavalesco pelas ruas da vila.Este ano o tema global foi a História de Portugal, mas a concepção dos fatos nunca perdeu de vista o carácter da reutilização de resíduos, desde cartões,tecidos velhos, jornais, sacos de rede, entre outros materiais, conseguiram-se magnificas fatiotas. Muitos parabéns a todos!!

Ajuda-nos a descobrir a Primavera

O Spring Alive é um projecto de observação de aves, em que todos podem participar. Com a ajuda de crianças e adultos da Europa conseguimos acompanhar a chegada da Primavera aos diversos países. A participação neste projecto é muito simples: tens apenas que registar, em cada ano, as tuas primeiras observações de 4 espécies de aves, que escolhemos como os mensageiros da Primavera. É divertido, vais ver! http://www.springalive.net/

II eliminatória- 3 de MARÇO DE 2009 Já saiu a lista de alunos apurados para a II Eliminatória das Olimpíadas do Ambiente, por isso preparem-se : Inês Anacleto 8º A; Gonçalo Póvoa 8ºA e Joana Santos 9º A. Vejam as listagem dos alunos apurados- Lista http://www.esb.ucp.pt/olimpiadas/

EBI visita o Champimóvel


Retirado de http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=29394&op=all Os cientistas que estudam os restos da maior serpente do Mundo, descobertos no Norte da Colômbia, acreditam que estes poderão trazer revelações sobre o clima e o meio ambiente em que viveu o réptil há 60 milhões de anos. Baptizada de "Titanoboa Cerrejonensis" devido ao seu tamanho e à localização da mina de carvão de Carrejón onde foi encontrada há cerca de dois anos, a gigantesca serpente tinha mais de 13 metros de comprimento e pesava 1,25 toneladas, de acordo com os paleontólogos que analisaram as suas vértebras e cujas conclusões do estudo estão publicadas na última edição da revista "Nature". "Esta descoberta dá-nos uma visão única e importante do passado", declarou Jonathan Bloch, da Universidade da Florida, cientista que dirigiu a expedição à Colômbia, juntamente com Carlos Jaramillo, do Instituto Smithsonian de investigação tropical no Panamá. Segundo Jonathan Bloch, o fóssil data da época do Paleoceno, período de 10 milhões de anos que se seguiu à extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos. Na opinião dos cientistas, o tamanho do réptil é revelador porque a dimensão das serpentes e de outros animais de sangue frio depende da temperatura do seu habitat Com base no seu tamanho, Head e Bloch calculam que a "Titanoboa" tinha necessidade de uma temperatura média anual entre os 30 e os 34 graus centígrados para sobreviver, seis graus mais do que a média actual na cidade costeira colombiana de Cartagena (28 graus). Implicações da descoberta Carlos Jaramillo explicou que os cientistas sabem pelos fósseis de plantas encontrados em Carrejón que a zona, que hoje é árida, foi um bosque tropical no período do Paleoceno. "No Paleoceno, os níveis de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera eram o dobro dos existentes actualmente e a selva tropical sobrevivia a 32 graus, cinco mais do que os que se registam actualmente naqueles bosques", afirmou o botânico, que destacou as implicações desta descoberta para compreender o efeito climático sobre as plantas tropicais. Nunca tinham sido encontrados na zona equatorial da América do Sul fósseis de um vertebrado com entre 55 e 65 milhões de anos de antiguidade devido à densidade da selva e à maior deterioração dos cadáveres devido ao calor, explicou David Polly, da Universidade de Indiana, EUA, outros dos autores do estudo. "Por um lado, esta nova espécie permite-nos compreender melhor a história das serpentes e, por outro lado, dá-nos uma indicação do clima nos trópicos no período em que estavam a começar a evoluir grupos modernos de organismos", declarou.

Olimpíadas do Ambiente

Realizaram-se no dia 8 de Janeiro as Olimpíadas do Ambiente. Estiveram presentes 62 alunos que avaliaram os seus conhecimentos sobre as questões do Ambiente.


Mesa de Natal Reciclada!!

Aqui ficam as imagens da nossas Mesa de Natal Reciclada criada pela turma 3º B do 1º Ciclo, com a colaboração do Eco-Escolas e das AEC.