* 16 Janeiro 2008 - 1ª eliminatória
* 5 Março 2008 - 2ª eliminatória
*2 a 4 Maio 2008 - Final Nacional
Este espaço serve para partilharmos informações sobre as nossas actividades do eco-escolas, e de outras áreas, dos concursos e também informações sobre as Ciências (vamos todos colaborar no blog,deixem sugestões no chat).
* 16 Janeiro 2008 - 1ª eliminatória
* 5 Março 2008 - 2ª eliminatória
*2 a 4 Maio 2008 - Final Nacional
O projecto “Escola na Natureza” surge de um protocolo estabelecido entre o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), sendo o seu objectivo facultar a todos os alunos do 8º Ano do Ensino Básico formação na área do ambiente e da sustentabilidade.
Esta acção, enquadrada no programa escolar do 8º ano, decorre nas Áreas Protegidas, onde os alunos permanecem dois dias e uma noite, ao longo dos quais realizam um conjunto de actividades elaboradas por técnicos do ICNB e da DGIDC.
O projecto, onde já participaram cerca de 1300 alunos e 150 professores, tem como objectivos:
· Conhecer e valorizar as AP como locais excepcionais em termos de património natural e cultural, de elevado interesse nacional e supra-nacional;
· Adquirir conceitos fundamentais relativos à conservação da natureza e à biodiversidade;
· Adquirir competências básicas de cidadania em contexto ambiental: envolvimento e acção em questões ambientais, nomeadamente nas temáticas associadas ao desenvolvimento sustentável.
Para mais informações consulta:
Charles Lieber evidencia vantagens desta fonte de energia |
Vamos usar bem a energia!
Alunos do 8ºC da Escola E.B.I. de Amareleja promovem actividades para sensibilizar a Comunidade Escolar para a poupança de energia.
No início do ano lectivo, aquando da escolha do tema a desenvolver na Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto, porque muito nos preocupam as questões ambientais, entendemos que deveríamos pôr em prática um projecto com actividades que nos permitisse contribuir para uma Escola mais limpa, mais ecológica e eficiente energeticamente. Tornar a nossa Escola e as nossas casas lugares energeticamente eficientes não é tarefa fácil, bem o sabemos, pois estamos muitas vezes limitados ao nosso egoísmo e à nossa comodidade: computadores e electrodomésticos ligados em stand by todo o dia, persianas fechadas e luzes acesas, aquecedores ou ar condicionado ligados com a porta ou janela aberta, porta do frigorífico aberta a toda a hora, banhos longos, a deslocação para a Escola feita de carro. Contudo, com boa vontade e algumas medidas simples poderemos não conseguir salvar o Mundo mas conseguiremos, com certeza, melhorar as condições ambientais da nossa querida Amareleja.
Para que os nossos objectivos possam ser alcançados com sucesso, desde logo tivemos a preocupação de alargar as nossas actividades a alunos de outras turmas, a professores, a funcionários e aos nossos Encarregados de Educação, permitindo a sua participação directa nas actividades, divulgando junto deles medidas de apelo à poupança energética bem como alertando-os para as consequências futuras e os impactos negativos de uma utilização desmedida e desregrada da energia, nomeadamente das ditas energias fósseis e ou não renováveis. As actividades que já desenvolvemos tiveram muito sucesso e vários participantes. Além disso, também realizamos actividades dentro do Projecto Eco-Escolas propostas pela Coordenadora.
Palestra “O ambiente é de todos”
Exposição “Energia, reciclagem e ambiente”
Comemoração do Dia da Árvore
Workshop “Poupança Energética e Alterações Climáticas”
Com o projecto que desenvolvemos, através das actividades realizadas pela nossa turma e com as promovidas pelo Projecto Eco-Escolas estamos cientes que contribuímos para consciencialização da Comunidade Escolar, quer para a poupança de energia, quer para a gestão de recursos.
Com este artigo pretendemos que a nossa mensagem chegue mais longe, já que temos consciência que a sustentabilidade do Planeta depende de nós e, por isso, ainda não podemos dizer: missão cumprida!
Alunos do 8ºC
À «prova» de sedentarismo e a favor da preservação do ambiente!
A Escola EBI de Amareleja realizou mais uma iniciativa para promover a mobilidade sustentável, inserida num conjunto de actividades que visam a sensibilização da Comunidade Escolar para a necessidade de diminuir os níveis de consumo de energias poluentes, como é o caso dos combustíveis fósseis, cujo uso excessivo muito tem prejudicado o nosso Planeta.
No passado dia 23 de Março, realizou-se na Escola EBI de Amareleja mais uma prova de BTT.
Alunos da E.B.I. de Amareleja na Prova de BBT (meta e percurso pelos baldios)
Como já vem sendo habitual a participação na prova foi praticamente total, pois, uma boa parte dos alunos e alguns funcionários, têm já por hábito deslocar-se de bicicleta para a Escola. Conscientes da poluição ambiental produzida pelos carros os alunos, que habitam na vila, começaram, desde o ano lectivo passado, a vir de bicicleta para a Escola, pois, para além de não poluir, é um meio de transporte saudável, que faz bem à saúde.
Quando questionados sobre a importância do uso da bicicleta, os alunos da E.B.I. de Amareleja, são os primeiros a afirmar que se trata do veículo por si mais utilizado, pois como diz Daniel Fialho, aluno do 4ºA, “A bicicleta permite-me deslocar de forma mais rápida, porque me costumo atrasar”, ou o Davide Trigueirão, aluno do 8ºC, “É mais rápido do que vir a pé, além disso tem a vantagem de não poluir o ambiente, e ajuda-me a «abater as banhas» uma vez que é exercício físico, me faz bem!”.
A questão das alterações climáticas associadas ao aquecimento global tem preocupado toda a Comunidade Escolar, por esse motivo, todas as iniciativas que visam a sensibilização para a diminuição do consumo excessivo das energias provenientes dos combustíveis fósseis e a promoção do uso de energias limpas são incentivadas pelo Órgão de Gestão desta Escola e pela Coordenadora do Projecto Eco-Escolas. Além disso, a Amareleja é uma localidade onde a maioria da população já se encontra sensibilizada para esta problemática, já considerada calamidade Mundial, e que se reflecte nas alterações climáticas que temos vindo a sentir, quer aqui, quer no resto do país, bem como a nível mundial. Por esse motivo, é também frequente ver-se os habitantes da vila a deslocarem-se de bicicleta nas suas actividade diárias, por exemplo, quando se deslocam ao supermercado ou ao café.
Muitos parabéns para os nossos Eco-reportéres!!!!!! A EBI- Amareleja ganhou o primeiro prémio do 2º escalão do concurso "Energia para Eco-Repórter".
http://www.abae.pt/ee/escoladaenergia2007/homepage.htm
A nossa Escola ganhou um forno solar e Kit experimental solar.
Novos projectos irão ser fortalecidos no próximo ano lectivo. :) Muito obrigado a todos os que colaboraram de forma activa neste Projecto Eco-Escolas Ano Lectivo 2006/2007
A Coordenadora Professora Susana Balinha |
Está a decorrer na Biblioteca da nossa escola a selecção do Eco-Ecódigo que nos irá representar a nível nacional. Não te esqueças de visitar a Biblioteca e votar no teu preferido!!
---1 DE JUNHO ECO-FASHION-- INSCREVE-TE COM A TURMA 7º C--- 22 DE JUNHO ENTREGA DOS PRÉMIOS PARA O MELHOR "BRINQUEDO RECICLADO" ---5 DE JUNHO PALESTRA "MÓDULO AMBIENTAL- ÁGUA E O FUTURO"COM O APOIO DO SEPNA-SERVIÇO DE PROTECÇÃO DA NATUREZA E DO AMBIENTE