À «prova» de sedentarismo e a favor da preservação do ambiente!

A Escola EBI de Amareleja realizou mais uma iniciativa para promover a mobilidade sustentável, inserida num conjunto de actividades que visam a sensibilização da Comunidade Escolar para a necessidade de diminuir os níveis de consumo de energias poluentes, como é o caso dos combustíveis fósseis, cujo uso excessivo muito tem prejudicado o nosso Planeta.

No passado dia 23 de Março, realizou-se na Escola EBI de Amareleja mais uma prova de BTT.

Alunos da E.B.I. de Amareleja na Prova de BBT (meta e percurso pelos baldios)

Como já vem sendo habitual a participação na prova foi praticamente total, pois, uma boa parte dos alunos e alguns funcionários, têm já por hábito deslocar-se de bicicleta para a Escola. Conscientes da poluição ambiental produzida pelos carros os alunos, que habitam na vila, começaram, desde o ano lectivo passado, a vir de bicicleta para a Escola, pois, para além de não poluir, é um meio de transporte saudável, que faz bem à saúde.

De forma a incentivar um maior número de alunos a usar este meio de transporte foi inaugurado no dia 22 de Junho de 2006, pelo Presidente do Conselho Executivo e pelo Presidente da Câmara Municipal de Moura um parque de estacionamento para o efeito. Desde então alguns funcionários resolveram seguir o exemplo dos alunos, vindo igualmente de bicicleta para o nosso edifício escolar. Além disso, também se verifica que um maior número de alunos, que vivem nos arredores de Amareleja, vêm de autocarro, em vez de se fazerem deslocar de carro com os pais, desta forma o grau de poluição será menor, uma vez que menor será a quantidade de gases poluentes emitidos.

Quando questionados sobre a importância do uso da bicicleta, os alunos da E.B.I. de Amareleja, são os primeiros a afirmar que se trata do veículo por si mais utilizado, pois como diz Daniel Fialho, aluno do 4ºA, “A bicicleta permite-me deslocar de forma mais rápida, porque me costumo atrasar”, ou o Davide Trigueirão, aluno do 8ºC, “É mais rápido do que vir a pé, além disso tem a vantagem de não poluir o ambiente, e ajuda-me a «abater as banhas» uma vez que é exercício físico, me faz bem!”.

A questão das alterações climáticas associadas ao aquecimento global tem preocupado toda a Comunidade Escolar, por esse motivo, todas as iniciativas que visam a sensibilização para a diminuição do consumo excessivo das energias provenientes dos combustíveis fósseis e a promoção do uso de energias limpas são incentivadas pelo Órgão de Gestão desta Escola e pela Coordenadora do Projecto Eco-Escolas. Além disso, a Amareleja é uma localidade onde a maioria da população já se encontra sensibilizada para esta problemática, já considerada calamidade Mundial, e que se reflecte nas alterações climáticas que temos vindo a sentir, quer aqui, quer no resto do país, bem como a nível mundial. Por esse motivo, é também frequente ver-se os habitantes da vila a deslocarem-se de bicicleta nas suas actividade diárias, por exemplo, quando se deslocam ao supermercado ou ao café.

Os alunos do 8ºC