Nanocabos captam energia solar e podem ser úteis para alimentar aparelhos em miniatura
![]() |
| Charles Lieber evidencia vantagens desta fonte de energia |
Rock in Rio-Lisboa lança concurso dirigido a escolas portuguesas
Depois de leres a notícia e se ficares interessado em participar vem ter com os teus professores do Eco-Escolas...
O Rock in Rio-Lisboa em parceria com o Ministério da Economia e Inovação e o Ministério da Educação apresentou um concurso dirigido às escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Este projecto, designado como Rock in Rio Escola Solar, é a primeira grande acção integrada no Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008, que se dedica, na próxima edição, à causa ambiental.
As 20 equipas vencedoras (1 por distrito e 1 por região autónoma) ganham bilhetes para o evento e as suas escolas painéis fotovoltaicos cuja produção de energia será vendida à rede pública e 100% dos recursos revertidos para projectos sociais.
Os vencedores deste concurso ganham bilhetes para a próxima edição do Rock in Rio-Lisboa enquanto as escolas que frequentam ganham painéis fotovoltaicos que vão permitir gerar receitas para financiar vários projectos sociais a longo prazo, através da SIC Esperança.
As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Outubro, no site oficial do festival, e são admitidos projectos que visem a eficiência energética e a redução de emissões de gases com efeito de estufa em estratos mais carenciados da comunidade local e que contem com o envolvimento de uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) ou entidade local sem fins lucrativos.
Além disso, os projectos apresentados deverão poder ser implementados até ao final do ano lectivo 2007/ 2008.A organização já tinha anunciado também que a montagem e desmontagem do Palco Mundo do Rock in Rio-Lisboa e Madrid vai ser realizada com recurso a energia solar. Isto corresponde à redução da emissão de 9 toneladas de CO2
http://rockinrio-lisboa.sapo.pt/artigo.html?id=775084&lang=pt
Vamos usar bem a energia!
Alunos do 8ºC da Escola E.B.I. de Amareleja promovem actividades para sensibilizar a Comunidade Escolar para a poupança de energia.
No início do ano lectivo, aquando da escolha do tema a desenvolver na Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto, porque muito nos preocupam as questões ambientais, entendemos que deveríamos pôr em prática um projecto com actividades que nos permitisse contribuir para uma Escola mais limpa, mais ecológica e eficiente energeticamente. Tornar a nossa Escola e as nossas casas lugares energeticamente eficientes não é tarefa fácil, bem o sabemos, pois estamos muitas vezes limitados ao nosso egoísmo e à nossa comodidade: computadores e electrodomésticos ligados em stand by todo o dia, persianas fechadas e luzes acesas, aquecedores ou ar condicionado ligados com a porta ou janela aberta, porta do frigorífico aberta a toda a hora, banhos longos, a deslocação para a Escola feita de carro. Contudo, com boa vontade e algumas medidas simples poderemos não conseguir salvar o Mundo mas conseguiremos, com certeza, melhorar as condições ambientais da nossa querida Amareleja.
Para que os nossos objectivos possam ser alcançados com sucesso, desde logo tivemos a preocupação de alargar as nossas actividades a alunos de outras turmas, a professores, a funcionários e aos nossos Encarregados de Educação, permitindo a sua participação directa nas actividades, divulgando junto deles medidas de apelo à poupança energética bem como alertando-os para as consequências futuras e os impactos negativos de uma utilização desmedida e desregrada da energia, nomeadamente das ditas energias fósseis e ou não renováveis. As actividades que já desenvolvemos tiveram muito sucesso e vários participantes. Além disso, também realizamos actividades dentro do Projecto Eco-Escolas propostas pela Coordenadora.
Palestra “O ambiente é de todos”
Exposição “Energia, reciclagem e ambiente”
Comemoração do Dia da Árvore
Workshop “Poupança Energética e Alterações Climáticas”
Com o projecto que desenvolvemos, através das actividades realizadas pela nossa turma e com as promovidas pelo Projecto Eco-Escolas estamos cientes que contribuímos para consciencialização da Comunidade Escolar, quer para a poupança de energia, quer para a gestão de recursos.
Com este artigo pretendemos que a nossa mensagem chegue mais longe, já que temos consciência que a sustentabilidade do Planeta depende de nós e, por isso, ainda não podemos dizer: missão cumprida!
Alunos do 8ºC
À «prova» de sedentarismo e a favor da preservação do ambiente!
A Escola EBI de Amareleja realizou mais uma iniciativa para promover a mobilidade sustentável, inserida num conjunto de actividades que visam a sensibilização da Comunidade Escolar para a necessidade de diminuir os níveis de consumo de energias poluentes, como é o caso dos combustíveis fósseis, cujo uso excessivo muito tem prejudicado o nosso Planeta.
No passado dia 23 de Março, realizou-se na Escola EBI de Amareleja mais uma prova de BTT.
Alunos da E.B.I. de Amareleja na Prova de BBT (meta e percurso pelos baldios)
Como já vem sendo habitual a participação na prova foi praticamente total, pois, uma boa parte dos alunos e alguns funcionários, têm já por hábito deslocar-se de bicicleta para a Escola. Conscientes da poluição ambiental produzida pelos carros os alunos, que habitam na vila, começaram, desde o ano lectivo passado, a vir de bicicleta para a Escola, pois, para além de não poluir, é um meio de transporte saudável, que faz bem à saúde.
Quando questionados sobre a importância do uso da bicicleta, os alunos da E.B.I. de Amareleja, são os primeiros a afirmar que se trata do veículo por si mais utilizado, pois como diz Daniel Fialho, aluno do 4ºA, “A bicicleta permite-me deslocar de forma mais rápida, porque me costumo atrasar”, ou o Davide Trigueirão, aluno do 8ºC, “É mais rápido do que vir a pé, além disso tem a vantagem de não poluir o ambiente, e ajuda-me a «abater as banhas» uma vez que é exercício físico, me faz bem!”.
A questão das alterações climáticas associadas ao aquecimento global tem preocupado toda a Comunidade Escolar, por esse motivo, todas as iniciativas que visam a sensibilização para a diminuição do consumo excessivo das energias provenientes dos combustíveis fósseis e a promoção do uso de energias limpas são incentivadas pelo Órgão de Gestão desta Escola e pela Coordenadora do Projecto Eco-Escolas. Além disso, a Amareleja é uma localidade onde a maioria da população já se encontra sensibilizada para esta problemática, já considerada calamidade Mundial, e que se reflecte nas alterações climáticas que temos vindo a sentir, quer aqui, quer no resto do país, bem como a nível mundial. Por esse motivo, é também frequente ver-se os habitantes da vila a deslocarem-se de bicicleta nas suas actividade diárias, por exemplo, quando se deslocam ao supermercado ou ao café.
