A Escola Básica Integrada de Amareleja participou na 2ª edição do concurso "Tree Parade'08”, promovido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Direcção-Geral de Recursos Florestais, no âmbito da sensibilização da população escolar na luta contra os incêndios.
O projecto dos alunos do Ensino Básico intitula-se «Viver na Floresta” e dos alunos do Jardim de Infância “O Mel no Alentejo”.
"O Mel no Alentejo"
A árvore chegou à escola em plena Primavera. Foi apresentada às crianças do Jardim de Infância e foi-lhes explicado que esta árvore deveria contar uma história sobre a floresta. Falámos das diferentes árvores que conhecemos e seleccionamos o Sobreiro.
Este levou-nos a falar sobre a importante matéria –prima que nos fornece: a cortiça.
E da cortiça fazem-se tantas coisas, inclusive a colmeia ou cortiço das abelhas. E que seria das abelhas sem toda a vegetação que dá cor aos nossos campos? A esteva, o rosmaninho, a soagem, o alecrim, o loendro, os malmequeres...
São nestas plantas que elas colhem o pólen com que fabricam o doce mel. E assim nasce a história que a nossa árvore “conta”!
Com a cortiça fizemos carimbos para fazer as flores e também usamos as nossas mãos e os dedos para fazer as papoilas vermelhas, a flor branca da esteva, o rosmaninho e os raios de sol.
"Viver na Floresta"
Depois de alguma reflexão sobre o tema proposto a turma decidiu, devido à sua ligação com o meio rural, muito associado à caça e à natureza, representar a Vida na Floresta.
A nossa árvore reflecte toda a biodiversidade que caracteriza a paisagem alentejana, desde as espécies cinegéticas, tal como a lebre, o coelho, a perdiz, javali; a vegetação como o sobreiro, as papoila, as estevas e as amarelas, que deram nome à nossa Terra. A água também foi representada como fonte indispensável à vida na Floresta.
O lince ibérico foi igualmente apresentado na nossa árvore, com um especial cuidado de estar representado de forma dissimulada, atrás de um pequeno tronco, tal como ele se apresenta à espreita nas terras do Alentejo. Por outro lado pretendemos ainda sensibilizar para a conservação do habitat do lince.
Como não podíamos deixar passar, o “Alentejano” também foi representado debaixo do Chaparro aproveitando a sua sombra e o ar ainda puro da floresta, deste Alentejo situado “atrás do sol-posto”.
Durante todo o processo de criação foi muito gratificante verificar o entusiasmo dos nossos “pequenos artistas”, tal a sua identificação com o desafio que lhes foi proposto.
Foram 178 escolas que integraram este magnífico projecto e todos os trabalhos apresentados serão leiloados com os fundos a reverterem para a limpeza e manutenção das matas portuguesas.
As árvores serão leiloadas no site oficial da Tree Parade [www.treeparade08.sapo.pt]
Calendário das exposições:
•LISBOA
oTerreiro do Paço: 18 Maio / 05 Junho
•PORTO
oParque da Cidade: 07 - 22 Junho
•COIMBRA
oParque Verde do Mondego: 25 Junho / 10 Julho
•ÉVORA
oCentro Histórico: 12 - 27 Julho